O Centro de Bem Estar Social da Maiorga foi iniciado por um grupo de Maiorguenses, com espírito de iniciativa, os quais com a ajuda da população pretendiam contribuir para o melhoramento da vida social da comunidade tendo em vista a sua transformação. A Instituição tinha como objetivo “exercer atividades culturais, educativas e recreativas, bem como assistência, higiene e saúde sempre que necessárias”.
Como consequência da crescente necessidades feminina, e tendo em conta o tipo de família, que se enquadrava na família nuclear (Pais/Filhos), surgiu a necessidade de se criar um local, onde os pais pudessem deixar os seus filhos em segurança ao mesmo tempo que lhe seria ministrada uma educação com vista ao desenvolvimento harmonioso da criança, surge então a creche e o jardim de infância que foi inaugurado em 1981 que iniciou o seu funcionamento em instalações próprias construídas para o efeito.
Tendo a infância sido a porta de abertura também a 3ª idade, em número significativo na freguesia, tinha necessidades próprias. A família (H/M) trabalhando deixaram de ter a mesma capacidade de cuidar dos seus idosos e também a transformação do trabalho da agricultura para a indústria, modificou o espaço de “estar” do idoso junto da família.
Assim em 89/90 iniciou-se o Serviço de Apoio Domiciliário com 14 utentes.
As necessidades ao nível da infância também se modificaram dado que pelas razões apontadas anteriormente as crianças em idade escolar não tinham suporte e não sendo a escola a tempo inteiro era necessário dar continuidade ao trabalho que se desenvolvia ao nível do jardim de infância.
Nasce assim em 97/98 o ATL (atividades de tempos livres com 12 crianças).
A Instituição adquiriu nesta fase outro espaço que aqui é designado com filial com edifício construído e terreno envolvente, no sentido de prosseguir os seus objetivos e alargar a sua intervenção.
Para além das valências, o Centro cuja raiz tinha sido as atividades recreativas/culturais foi mantendo esta vertente alargando a sua ação também as atividades desportivas (Ténis de Mesa) e tendo sempre uma atitude dinâmica na comunidade onde se insere.
Trabalhando nas áreas de Infância, 3ª Idade e comunidade o CBES prossegue o desenvolvimento sustentável e a prática da cidadania, tendo por base o respeito pela pessoa, promovendo a melhoria das condições e o equilíbrio social na comunidade.
São 34 anos a trabalhar com e para a comunidade da Maiorga.